Confraria ‘Grão Vasco’ entregou galardão “Beirão de Mérito”
Decorreu no passado dia 22 de Maio, na cervejaria Cacimbo, em Viseu, o Capítulo da Primavera. Neste evento comemorou-se o 13.º Aniversário da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”.
A assinatura de um protocolo de colaboração e parceria entre a Confraria Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, de Viseu, e a Confraria Feminina do Vinho e dos Espumantes de Farroupilha, do Rio Grande do Sul, Brasil, e a entrega do galardão Beirão de Mérito foram os momentos altos deste agradável serão.
Participaram nesta festa cerca de oito dezenas de confrades e convidados.
Na cerimónia de assinatura do protocolo de representatividade recíproca, o Almoxarife da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, ‘Grão Vasco’ salientou a importância do mesmo para o estreitar das relações entre as duas Confrarias, que têm no vinho um ponto comum nos territórios em que se inserem.
Por sua vez, Sílvia Maria Chieli Rossi, presidente da Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha, realçou o estreitar de relações entre as duas confrarias, bem como a cooperação entre ambas que levará a uma aproximação das duas regiões: a Beira Alta e o Rio Grande do Sul.
Esta comemoração serviu ainda para homenagear algumas figuras ilustres que se destacaram na região nas mais diversas vertentes, com a entrega do prémio “Beirão de Mérito”. Assim foram agraciados com este galardão as seguintes personalidades:
Dr. Paulo Varela – Mérito Carreira
Anacleto Pinto (Atleta) – Mérito Desportivo
Dr. Agostinho Jorge de Paiva Ribeiro – Mérito Cultural
Dr. Joaquim Almeida – Mérito Confrádico
Tuna Académica Infantuna Cidade de Viseu – Mérito Artístico
SakProject – Mérito Empresarial
A Confraria Grão Vasco, ao longo dos seus 13 anos, tem vindo a promover e divulgar a cultura da nossa região, os seus saberes e sabores e as suas tradições. Também participou em diversos seminários, quer em Portugal quer no estrangeiro, estando hoje representada em cerca de três dezenas de países, em diferentes associações e coletividades portuguesas espalhados pelo Mundo, com quem estabeleceu parcerias, que visam o estreitar de relações e o estabelecimento de pontes que possam ajudar não só à promoção e divulgação das nossas raízes, mas também ao desenvolvimento comercial.
No ano de 2014 teve uma participação ativa na constituição e fundação da Federação das Associações da Diáspora Portuguesa (FAD), que está sediada em Viseu. Faz parte dos órgãos sociais, ocupando a presidência da Assembleia Geral. A FAD é uma organização que junta várias dezenas de associações e/ou coletividades espalhadas pelo Mundo, que se dedicam à promoção e divulgação da cultura e da língua portuguesa nos países de origem.
Das atividades mais relevantes em que esteve envolvida ao longo destes anos de existência, merece destaque a organização de quatro Cursos para Dirigentes Associativos da Diáspora, iniciativas que contaram com o alto patrocínio da Secretaria de Estados das Comunidades Portuguesas, duas entronizações na Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro e a edição de cerca de dezena e meia de livros de autores da região.
Para Junho está marcada a primeira entronização da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco” na Suíça; em Julho a terceira entronização na Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro. Estão também a ser preparadas entronizações noutros países da Europa e na América do Sul, nomeadamente a criação de um pólo da nossa confraria em Buenos Aires, na Argentina.
Aqui fica o registo deste evento
Saudação às bandeiras