Presidente da Associação Les Amis do Jumelage de Marly le Roi visitou Viseu

Presidente da Associação Les Amis do Jumelage de Marly le Roi visitou Viseu

Presidente da Associação Les Amis do Jumelage de Marly le Roi visitou Viseu

O presidente da Associação Les Amis do Jumelage, de Marly le Roi, Patrick Gautier, esteve de visita a Portugal e passou por Viseu. A visita de cortesia foi aproveitada para a celebração de um protocolo de representação mútua entre aquela associação francesa e a Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’.

Na ocasião, a Confraria Grão Vasco atribuiu o Título de Confrade a Patrick Gautier, um amigo de longa data, mas também algumas publicações da Confraria, como o livro “Sete Olhares sobre Viseu” e o “Viseu à prova”, cuja apresentação era para ter acontecido em Abril, mas que deverá ocorrer brevemente.


O ilustre visitante foi recebido pelo presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, que, na ocasião, contou um pouco da história de Viseu, mas também os projetos presentes para o concelho de Viseu. O autarca salientou a ligação entre Viseu e Marly le Roi, através da geminação entre as duas cidades, que aconteceu a 8 de Setembro de 1996.

Por sua vez o presidente da associação francesa teve palavras de elogio para com Viseu e as suas gentes, que “sabem bem receber”, para além “da excelente gastronomia”, tendo lançado o repto para a visita, no próximo ano, de uma delegação de Viseu a Marly le Roi.

Seguiu-se um repasto num restaurante da cidade, regado com vinho do Dão, que Patrick Guatier levou como recordação, numa oferta da empresa Amora Brava, com o afamado e premiado Índio Rei Reserva de 2015.


A visita à região, terminou com uma passagem pela Casa de Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, onde foram recebidos pelo vice-presidente da Fundação Aristides de Sousa Mendes, Luís Fidalgo.


Recorde-se que Marly le Roi é uma cidade situada nos arredores de Paris, onde há uma “forte presença portuguesa” oriunda das regiões de Viseu e de Braga.