O domingo, dia 6 de Agosto, – numa parceria que envolveu a Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”; a Confraria Gastronómica do Frango do Campo de Oliveira de Frades e a Confraria dos Gastrónomos da Região de Lafões, – foi um dia longo e repleto de emoções para todos os presentes e muito em especial para o Rancho Folclórico da Casa do Distrito de Viseu, no Rio de Janeiro.
A manhã foi dedicada à cultura e passou pelas termas de S. Pedro do Sul, numa visita orientada pelo Eng.º João Oliveira pelo Museu de Oliveira de Frades, onde a comitiva foi recebida pelo Vereador da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, Eng.º Paulo Antunes, e pela aldeia da Prova onde se visitou a casa colonial de António Ferreira e a Casa do Ardo, numa visita levada a cabo pela confraria da Confraria do Frango do Campo, Elisabete Nunes, a proprietária da Casa.
Antes do almoço houve um momento de especial emoção protagonizado pela ilustre beirã Isabel Silvestre. O lugar escolhido para este momento foi a capela da Prova e ninguém ficou indiferente ao momento ali vivido.
Foi ainda apresentado um livro, LAÇOS QUE NOS UNEM, com textos dos Concelhos de Viseu, S. Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, das Confrarias,da nossa Gastronomia e das nossas tradições populares pelos responsáveis por este projecto,José Ernesto, João Moitas e Elisabete Maria Nunes.
O almoço decorreu na sede da ACREP – Associação Cultural e Recreativa da Prova num ambiente verdadeiramente fraternal. A animação do evento esteve a cargo de três irreverentes e animados componentes do Ranho Folclórico do Grupo Musical Macinhatense, de Macinhata da Seixa, Oliveira de Azeméis.
De destacar a presença da Vereadora da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Dr.ª Teresa Sobrinho; do Vereador da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, Eng.º Paulo Antunes; a professora e grande voz de Portugal, Isabel Silvestre, entre outros convidados.
O dia terminou com um jantar oferecido pelo ranho de Torredeita no Lagar da Cepeda.