Capítulo serviu de palco ao lançamento de mais uma edição da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”
O Hotel Durão, em Viseu, foi o palco, no passado dia 31 de Outubro, de mais um Capítulo de Outono promovido pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”, que serviu de apresentação ao livro “O Pratinho da Zirpela e o Mundo Rural”, da autoria de Odete Madeira.
Entre as mais de seis dezenas de amigos e entidades presentes, destaque para o vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Joaquim Seixas, do vereador do pelouro do desporto, Guilherme Almeida e do presidente da União de Freguesias de Viseu, Diamantino Santos. A Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro fez-se representar por Nelson Almeida, ilustre empresário naquela cidade do país irmão, que se dedica à importação de produtos portugueses, nomeadamente de vinho.
Na ocasião José Ernesto Silva, Almoxarife da Confraria, destacou o envolvimento da confraria em diversas iniciativas em prol da cultura portuguesa, nomeadamente a sua participação e empenho na criação da Federação das Associações da Diáspora (FAD) cuja sede é em Viseu.
A internacionalização da Confraria, com a realização de vários capítulos de entronização no Brasil, foi realçada por José Ernesto, que anunciou num futuro próximo a realização de outros capítulos noutras latitudes, nomeadamente na Europa e na América. Adiantou ainda que a Confraria está hoje representada em mais de 20 países.
O Almoxarife destacou ainda o excelente trabalho que a confrade Maria Odete Madeira tem desenvolvido em prol da Confraria, com o seu envolvimento e dedicação nas diversas atividades realizadas.
Refira-se a propósito que o Almoxarife da Confraria Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” vai receber no próximo dia 9 de Novembro, o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro, numa proposta da vereadora da Câmara desta cidade Teresa Bergher, com origens em Penalva do Castelo. Refira-se que a cidade do Rio de Janeiro está geminada com Viseu.
Por sua vez o vice-presidente da Câmara de Viseu, Joaquim Seixas, destacou o trabalho que a Confraria tem realizado em prol da cultura desta região, nomeadamente na publicação de diversas publicações, mas também o envolvimento da mesma em prol das inúmeras coletividades portuguesas espalhadas pelo mundo. Joaquim Seixas destacou o trabalho da autora, sublinhando a importância deste tipo de obras que ilustram a história do concelho e que a autarquia apoiará sempre que para o efeito for solicitada.
O Capitulo, abrilhantado pela Tuna Sabores da Música, serviu de apresentação ao livro “O Pratinho da Zirpela e o Mundo Rural”, da autoria da confrade e Chanceler Gastrónoma, Odete Madeira, numa edição da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”. O livro foi apresentado pelo Grão Mestre da Confraria, Inspetor Lopes Pires.
Maria Odete Nunes Madeira há longos anos que se envolveu com a Etnografia. A recolha direta e indirecta de factos ligados à cultura popular, nomeadamente ao folclore, têm-lhe ocupado muito do seu tempo, com proveito para a cultura tradicional e popular dos portugueses. Em revistas e jornais tem publicado algum desse trabalho e da coleção dos Cadernos Etnográficos do Museu de Silgueiros faz parte o seu “A Páscoa na Tradição”.
O livro “O Pratinho da Zirpela e o Mundo Rural” é o resultado da reflexão da autora sobre costumes, comportamentos, crenças e valores de comunidades onde a tradição e o empirismo ditavam as suas leis sempre aceites com a maior naturalidade, pois, como diz o povo, “se meus avós já assim fizeram e sempre se deram bem…”
Aqui fica o registo fotográfico do evento: