Comissão Instaladora

Aos dezanove dias do mês de Abril do ano 2002 nasceu em Viseu a Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”, uma nova agremiação cultural que visa a preservação da cultura tradicional da Beira, em todas as suas vertentes. A escritura pública foi oficializada pelo notário do 2.º Cartório de Viseu, Dr. Sebastião Antunes, na Casa da Ribeira. Três dias depois, a 22 de Abril de 2002, a Confraria iniciou as suas actividades.

Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco

No dia 2 de Maio de 2002, foi feita uma convocatória pela Comissão Instaladora, Presidida por Maria dos Anjos Cunha Saraiva, de forma a ser realizado o primeiro ato eleitoral, no dia 22 do referido mês, no Restaurante da Quinta da Magarenha, para a eleição dos corpos sociais da Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, para o triénio de dois mil e dois a dois mil e quarto.

Apareceu uma única lista, constituída por:

Nobre Senado 

Grão-mestre - António Lopes Pires

Mestre Escrivão - Ricardo da Silva Jorge

Escudeiro -  Miguel Esteves Almeida.

Almoxarifado

 Almoxarife - José Ernesto Pereira da Silva

Arauto - Celso Manuel da Silva Barros,

Chanceler Mor - Ricardo Marques da Cunha

Contador Mor - Maria dos Anjos Cunha Saraiva.

Conferente

Conferente Mor - António Botelho Pinto

Conferente Adjunto - Leonel Martins Alves

Conferente Adjunto - Isaías Gomes Pinto.

O ato eleitoral decorreu durante o jantar, tendo depois sido contados os respetivos votos com a participação no ato eleitoral de 78 confrades.

No dia 28 de maio de 2002 reuniu em Sessão Ordinária, no edifício da ASSOPS – Associação de Passos de Silgueiros, em Passos de Silgueiros, onde foram discutidos diversos assuntos, nomeadamente, o regulamento interno, plano anual de atividades e orçamento para o ano 2002 e ano seguinte.

Realizou-se no dia 28 de junho de 2002 um jantar sobre as Cavalhadas de Vildemoinhos, sendo o orador o Dr. Alberto Correia.

No dia 26 de julho de 2002 realizou-se o Capítulo de Verão, na Adega Cooperativa de Lafões. O Tema deste capítulo foi "A Vitela de Lafões - Valor Tradicional”, sendo apresentado pela Sra. Engª. Maria do Carmo Bica.

A 6 de julho de 2002 procedeu-se ao lançamento da Publicação "Alafum de Prazeres", no restaurante "Tavares" em S. Pedro do Sul.

O I Encontro Confrádico da Beira realizou-se a 14 de setembro de 2002 com um almoço na Casa da Ribeira e visita ao centro histórico da nossa cidade. Estiveram presentes diversas Confrarias da Região Centro.

No dia 27 de setembro de 2002 realizou-se o Jantar Confrádico no restaurante S. João, na Quinta da Carreira, a lição de Sapiência foi proferida pelo Dr. António Augusto Fernandes, sob o tema “A Vida e Obra de Aquilino Ribeiro”.

A 25 de outubro de 2002, decorreu no restaurante Santa Luzia, um jantar confrádico, sendo abordado o tema Vida e Obra de Vasco Fernandes, pela Diretora do Museu Grão Vasco, Dra. Dalila Rodrigues.

No dia 9 de novembro de 2002 realizou-se o Encontro de Sons Etnográficos em Passos de Silgueiros, organizado pela ASSOPS e pela Confraria, realizando-se também a 29/11/2015 um jantar em Mangualde na Quinta do Sr. Valério. Neste dia procedeu-se também a uma homenagem à vida e obra do escritor visiense Dr. Alexandre Alves. Foram oradores a Dra. Fátima Eusébio e o Dr. Jorge Adolfo.

Realizou-se o jantar de Natal na Quinta da Magarenha, no dia 20 de dezembro de 2002, sendo oradora a Dra. Teresa Cordeiro. O tema abordado foi “Cristãos Novos no Séc. XVI em Viseu”.

No dia 31 de janeiro de 2003 realizou-se um jantar Confrádico, na Casa da Ribeira, tendo sido  convidado o Padre António Morais, especialista em etnografia e folclore – Tradições de Janeiras e Reis.

Em 28 de fevereiro de 2003 realizou-se o Capítulo de Inverno, tendo sido efetuada a apresentação da publicação "À Mesa Com Isabel Silvestre" no restaurante Tia Fernanda nas Termas de S. Pedro do Sul. Foi orador o Sr. Dr. Luís de Carvalho, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. Teotónio de Viseu que abordou o tema “O Termalismo”.

No dia 28 de março de 2003 realizou-se o Jantar Confrádico no Museu Etnográfico de Silgueiros, tendo sido apresentada a revista Saberes e Sabores da Beira.

Em abril de 2003, realizaram-se as comemorações do I Aniversário na Casa da Ribeira, sendo orador o Dr. Francisco Sampaio, Presidente do Turismo do Alto Minho.

Em 24 de maio realizou-se um jantar Confrádico de Fados, no restaurante Alvorada, seguindo-se uma noite de fados no Clube de Viseu, pelo grupo “Fados Naturalmente”.

No dia 29 de maio de 2003, deslocou-se uma comitiva da nossa Confraria e da Confraria dos Enófilos do Dão à Assembleia da República, onde foram apresentados aos senhores deputados os nossos vinhos do Dão e alguns pratos da nossa gastronomia.

De 6 a 10 de junho de 2003 a Tuna Sabores da Música deslocou-se a França, a convite da Comunidade Local, tendo participado em diversos espetáculos, nomeadamente, Pau, Bordeaux, Toulouse e Louchon. A deslocação foi efetuada de autocarro e o alojamento em casas particulares.

No dia 27 de junho procedeu-se ao Capítulo de Verão no Hotel Grão Vasco onde foi apresentada uma publicação sobre “José Madeira, Um Homem de Viseu". Estiveram presentes também os grupos “Jogais de Viseu”.

O II Encontro Confrádico das Beiras realizou-se a 19 e 20 de setembro de 2003, sendo publicado um livro sobre “Artes e Tradições”. Esta cerimónia decorreu no Instituo Português da Juventude.

No dia 18 de outubro aconteceu o I Festival do Caldo no recinto da Feira de S. Mateus, num restaurante típico da Feira…Teve como conferencista a Dra. Elsa Feliciano, Nutricionista da Fundação Portuguesa de Cardiologia, indicada pelo Dr.Ernesto Rufino, da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

A I Entronização na Sé de Viseu realizou-se no dia 25 de outubro de 2003, sendo servido o almoço no Palácio dos Congressos, onde foram entronizados Comendadores, Personalidades, Instituições e 77 cavaleiros. A Lição de Sapiência foi proferida pela Sr.ª Prof.ª Doutora Iria Gonçalves da Universidade Nova de Lisboa – Saberes e Sabores Mediavais.

No dia 28 de novembro de 2003 realizou-se o Capítulo de Outono em Nelas, aquando do 70º Aniversário da Morte de Fortunato de Almeida, autor da História da Igreja em Portugal. A palestra foi proferida pelo Professor Doutor João Silva e Sousa, docente da Faculdade Nova de Lisboa.

A 20 de dezembro de 2003 realizou-se a Ceia de Natal na ASSOPS, tendo havido uma palestra sobre o tema “Ano Europeu para a Pessoa com Deficiência”, dinamizada pelo Sr. Dr. Jerónimo Sousa, diretor do Centro de Reabilitação Profissional da Maia.

No dia 30 de janeiro de 2004 realizou-se um jantar Confrádico de Ano Novo, servido na Casa da Ribeira, pelo Restaurante Alvorada.

Decorreu no dia 13 de fevereiro de 2004, um simpósio organizado pela Sociedade Portuguesa de Suicidiologia, sendo orador o Dr. Fidalgo de Freitas.

A 25 de março de 2004, realizou-se a eleição dos novos Órgãos Sociais na Quinta da Magarenha para o triénio de 2004 a 2006, tendo também sido eleitos os elementos para as diferentes arcas da Confraria.

A 29 de março 2004 foi apresentada a publicação "A Importância das Confrarias Báquicas e Gastronómicas na Promoção Turística", de Carla Correia. A apresentação teve lugar em Sernancelhe.

No dia 17 de abril de 2004 celebrou-se o segundo aniversário  da Confraria no Hotel Montebelo, procedendo-se à entrega dos prémios Beirão de Mérito. A palestra esteve a cargo da Dra. Dalila Rodrigues, diretora do Museu Grão Vasco e falou sobre Grão Vasco. Foi também apresentada a publicação "As Plantas do Nosso Contentamento".

Inauguração da Sede da Confraria na Av. Calouste Gulbenkian cedida pela Câmara Municipal de Viseu.

Inauguração da exposição "Pedaço de Nós" dos artistas plásticos Estela Sá e Jorge Braga da Costa.

Foram atribuídos os Prémios Beirão de Mérito às seguintes personalidades:

Mérito Personalidade do Ano - Dr. Fernando Ruas

Mérito Cultural - Dalila Rodrigues

Mérito Artístico - Estela Sá

Mérito Carreira - Jorge Braga da Costa

Mérito Confrádico - Maria dos Anjos

Mérito Gastronómico – Serafim Campos

Mérito Enófilo - Magalhães Coelho

No dia 7 de maio de 2004 a Confraria participou no programa televisivo Praça da Alegria na RTP, em direto dos estúdios do Porto.

A 15 de maio de 2004 voltou a realizar-se o Encontro de Sons Etnográficos , na sua II edição, no Instituto Português da Juventude.

O II Encontro Confrádico das Beiras foi realizado no dia 29 de maio de 2004 em Sernancelhe e foi apresentada a publicação do livro “ A importância das Confrarias no desenvolvimento turístico”, de Carla Correia Aluna da Escola Profissional de Turismo.

A 18 de junho 2004 foi homenageado Aristides de Sousa Mendes e apresentada a publicação “O tributo a Aristides de Sousa Mendes”. Esta homenagem aconteceu no Instituto da Juventude e decidiu-se em colaboração com a Câmara Municipal de Viseu a colocação de uma placa, com o seu nome na rua que vem do Solar do Dão até ao Instituto da Juventude.

No dia 25 de junho de 2004 realizou-se ao Capitulo de Verão em Terras do Alto Paiva.

O Dia Nacional do Vinho foi comemorado a 11 de julho de 2004 na Quinta de Panassais em Coimbrões, com a colaboração do Sr. Eng.º José Carlos. A refeição foi servida pelo Restaurante Alvorada.

A 25 de setembro de 2004 realizou-se mais um Capítulo de Outono em Carregal do Sal.

A segunda edição do Festival do Caldo realizou-se na UDACA no dia 9 de outubro de 2004 com a participação de diversos restaurantes do concelho de Viseu.

A 30 de outubro de 2004 aconteceu a II Entronização no Museu Grão Vasco, sendo o almoço no Hotel Grão Vasco. A lição de Sapiência foi proferida pelo jornalista Joaquim Letria sobre o tema "As Confrarias e Grupos na Comunicação ". Foi também apresentado o livro “Sete olhares de Viseu”, escrito por diversos artistas de renome desta cidade. Foi também apresentado um selo para os CTT.

O II Congresso de Artes e Tradições ocorreu em novembro do mesmo ano, tendo sido publicado um livro “Arnaldo Malho um artista de Viseu”.

No dia 26 de novembro de 2004, realizou-se uma tertúlia no Teatro Viriato “À volta de Alberto Sampaio”, pelo professor doutor Rafael Amaro.

A 17 de dezembro de 2004, no Restaurante “Forno da Mimi” realizou-se a tertúlia “A génese do mal a partir do mito adâmico. Sentido filosófico do pecado original”, sendo orador o Dr. Fernando Alcídio Saldanha.

No dia 25 de janeiro de 2005, morreu o nosso confrade e fundador da Confraria, Eng. Magalhães Coelho, enólogo, que participou em diversas atividades da Confraria e programas de televisão.

A 28 de janeiro de 2005, realizou-se no restaurante Alvorada um jantar, em que o tema foi “Arte de bem comer”.

No dia 25 de fevereiro de 2005 realizou-se em Penalva do Castelo o Capítulo de Inverno. Estiveram presentes o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Leonidio Monteiro e o Presidente da Cooperativa de Penalva, Sr. Clemente. A Tuna Sabores da Música animou o evento. Foram palestrantes neste jantar Carlos Alberto Lopes com o tema “ queijo da serra” e Abel Marques com o tema “ A maçã de bravo de esmolfe”.

           A 22 de abril de 2005 realizou-se a reunião do Nobre Senado na quinta do Barreiro, em Couto de Cima. Neste dia procedeu-se à apresentação do Relatório e Contas de 2004 e apresentação de Orçamento e Plano de Atividades para o ano 2005.

O III aniversário da Confraria foi celebrado a 22 de abril de 2005 na Quinta do Barreiro. “A Importância do Pão e do Vinho na Criação” do Sr. Padre Jorge Seixas, foi o tema em debate neste evento. O Sr. Bispo D. António Marto, foi convidado, porém não esteve presente por motivos de saúde.

           As personalidades homenageadas com o Prémio de Beirão de Mérito foram as seguintes:

Personalidade de Mérito - António Botelho Pinto, vereador da Câmara Municipal de Viseu

Mérito Cultural - Júlio Cruz, um dos fundadores da Confraria

Mérito Carreira - Teresa Cardoso, Jornalista

Mérito Gastronómico - Eugénia Pinto, do Restaurante Alvorada

Mérito Enófilo - José Perdigão, Arquiteto e produtor. 

Mérito Confrádico – José Lopes Coelho; Fernando Lopes Pereira; Rui Moiteiro

A 15 de maio de 2005, realizou-se no Auditório da Delegação do Instituto Português da Juventude, o II Encontro de Sons Etnográficos com a participação da Tuna Sabores da Música, ACDRSS de S. Pedro de France, da Ronda de Jarmelo e Cantadores ao Desafio.

Decorreu no dia 20 de maio de 2005 um jantar nas Termas do Carvalhal, onde foi proferida a Lição de Sapiência pela Eng.ª Eulália Teixeira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, com o tema “O termalismo”.

Realizou-se no dia 18 de junho de 2005 uma sardinhada na Quinta dos Areais, para festejo antecipado do S. João.

Foi comemorado a 15 de julho de 2005 o Dia do Vinho na Quinta de Lemos. Foi orador o Sr. Eng.º Hugo.

A 29 de outubro de 2005, realizou-se o III Festival do Caldo, no Inatel. Neste dia foi proferida uma palestra pela Dra. Elsa Feliciano, da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

No dia 11 de novembro de 2005 realizou-se o III Capítulo de Entronização, no Seminário Maior em Santa Cristina, Viseu, sendo a lição de sapiência proferida pelo jornalista espanhol e representante da TVE em Portugal, Ramon Font. O tema foi “As relações de Portugal e Espanha”.

Realizou-se no dia 13 de janeiro de 2006 uma Lagarada em Penalva do Castelo, e a 20 de janeiro em Lagar de Cima no Conselho do Carregal do Sal. 

No dia 17 de fevereiro de 2006 realizou-se o Capítulo de Inverno no restaurante  Quinta dos Areais, sendo orador António Lopes Pires. O tema andou à volta das tradições de Carnaval.

A 24 de março de 2006 procedeu-se à reunião do Nobre Senado no Restaurante Pinheirão em Vila Chã de Sá. Procedeu-se também à aprovação do Plano  de Atividades.

No dia 21 de abril de 2006 realizou-se o Capítulo da Primavera, assim como a comemoração do  IV Aniversário da Confraria. Este evento serviu de palco à entrega dos Prémios Beirão de Mérito a personalidades e Instituições que se destacaram no ano 2005. Foram atribuídos Beirões de  Mérito às seguintes Personalidades:
Mérito Confrádico: Paula Maria F. Teixeira, Professora;  

Mérito Enófilo, João Paulo Gouveia. Engenheiro;

Mérito Carreira, Alberto Silva Cardoso, Professor;  

Mérito Gastronómico Dona Mimi, Restaurante Cortiço;

Mérito Carreira Rodrigues Bispo Jornalista;

Mérito Artístico Jorge Abel Oliveira. Professor e cantor de música Clássica

Este evento decorreu no Restaurante Casa dos Gomes em S. João de Lourosa, sendo orador o Dr. Armando Fernandes da Federação das Confrarias Portuguesas, sendo o tema “O que comemos”.

No dia 21 de maio foi organizada uma visita orientada ao Parque Florestal do Pisão em Carvalhais, S. Pedro do Sul.

A 14 de julho de 2006 comemorou-se o Dia Nacional do Vinho no Restaurante Soeirinho em S. João de Lourosa, sendo orador o Eng.º João Paulo Gouveia, com o tema “A vindima e o vinho”.

No dia 30 de setembro de 2006 realizou-se o IV Capítulo Geral de Entronização no Solar do Vinho do Dão. Foi orador o Sr. Professor Doutor Jorge Paiva da Faculdade de Ciências de Coimbra sobre o tema“Riscos de uma alimentação industrializada”.

No dia 28 de outubro de 2006 decorreu o Festival do Caldo no pavilhão do Inatel com a participação de mais de 3000 pessoas. Foi orador o Sr. Dr. Jorge Lameiras, coordenador do Curso de Nutrição Humana do Instituto Piaget. O tema foi “Sopa, alimentação mediterrânica e saúde”.

No dia 24 de novembro de 2006 realizou-se o Capítulo de Inverno no Restaurante Clube de Caçadores. O tema foi “Á Volta com a Caça” e o palestrante o Dr. Mário Antunes.

A 2 de março de 2007 realizou-se o Capítulo de Inverno, no Restaurante Ponte Romana, em Calde. A temática andou “À Volta das Tradições da Páscoa”, com textos do Grão-mestre, António Lopes Pires e da Meirinha Gastrónoma, Odete Madeira.

No dia 20 de abril de 2007 realizou-se no Hotel Príncipe Perfeito a reunião do Nobre Senado, tendo-se também procedido à aprovação do Relatório de Contas, bem como a aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2008. Realizou-se ainda nesta data a Eleição dos Órgãos Sociais da Confraria e aprovação da alteração do Regulamento Interno. Neste evento foram entregues os Prémios Beirão de Mérito relativos ao ano 2006. A lição de Sapiência foi proferida pelo Dr. João Merujo e abordou o tema " O Tempo". Esteve presente o Sr. Embaixador de Moçambique, Dr. Miguel Mkaima, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas e o Presidenta da Assembleia Municipal, Dr. Almeida Henriques.

Neste dia foram homenageados com o Prémio Beirão de Mérito as seguintes personalidades:

Mérito Confrádico – Dr. Fernando Correia de Almeida Ruas, médico

Mérito Carreira – Dr. António Manuel M. G. Malaquias, médico

                           Dr. Armindo Girão Leitão Cardoso, juiz;

                             Dr. Humberto Fonseca, professor e Diretor Técnico de Natação

Mérito de Difusão Cultural – António Figueiredo, jornalista da Rádio NoAr

Mérito Enófilo – Carlos da Costa Silva

No dia 6 de julho de 2007, a convite da Federação das Confrarias, comemorou-se o Dia Nacional do Vinho, no Casino da Figueira da Foz, com a colaboração do Restaurante Cortiço. A Confraria ofereceu ao Casino da Figueira da Foz uma capa masculina e outra feminina para exposição. Também colaborou nesta atividade a Confraria dos Enófilos do Dão. Para abrilhantar o evento, esteve presente a Tuna Sabores da Música, parte cultural da nossa Confraria.

No dia 20 de outubro de 2007 realizou-se o Festival do Caldo em colaboração com o INATEL. A adesão e participação dos viseenses fez deste evento um sucesso. Foi palestrante a Nutricionista Alexandra Pereira, sendo o tema “Não podemos entornar o caldo”.

O Capítulo de Inverno do ano 2007, realizou-se no dia 7 de dezembro na Quinta da Taboadela, no Sátão, sendo o restaurante “O Camponês” a servir a refeição. A lição de sapiência foi proferida pela Dra. Paula Almeida e o tema “O Barroco no Concelho do Sátão”. A confraria foi recebida na Câmara Municipal pelo Sr. Presidente, Dr. Alexandre e pelo Sr. Dr. Acácio Pinto, Governador Civil do Distrito de Viseu.

A 18 de janeiro de 2008 realizou-se o Capítulo de Inverno  no Restaurante Telheiro do Milénio na Freguesia do Campo, sendo orador o Dr. Figueiredo Lopes, Ex-Ministro da Administração Local, sobre o tema " As Implicações de Portugal do Tratado de Lisboa".

Aos 18 dias do mês de abril 2008 realizou-se a reunião do Nobre Senado na Quinta da Madalena em Moure de Carvalhal. Procedeu-se à entrega dos prémios Beirão de Mérito, sendo distinguidas as seguintes personalidades:

Mérito Cultural – José Martins, artista fundador da ACERT

Mérito Carreira – Coronel Fernando Figueiredo, Comandante do regimento de Infantaria Nº 3 de Beja

Mérito Gastronómico – Restaurante Póvoa do Dão, representado pelo Dr. José Alberto

Mérito Enófilo -  Eng. Casimiro Gomes, Presidente do Conselho de Administração da Dão Sul

Mérito Confrádico – Eduardo Santos Pinto, Administrador de várias empresas

Mérito Artistico – António Albernaz, cantor de Farminhão

Mérito Desportivo – Bruno Miguel Albuquerque, desportista de alta competição

No dia 5 de julho de 2008 comemorou-se o Dia do Vinho no Restaurante Soeirinho em S. João de Lourosa, tendo sido oradora Odete Madeira com o tema “A lenda do vinho do Dão”.

No dia 18 de outubro de 2008 decorreu o V Capítulo Geral de Entronização. A cerimónia teve lugar na Sé Catedral de Viseu. A refeição decorreu no Hotel Montebelo. Foi palestrante o engenheiro Bento dos Santos, comentador da SIC, com o tema “O sentido do gosto”.

Realizou-se no dia 6 de dezembro de 2008, no Inatel, o Festival do Caldo, sendo palestrante o inspetor Lopes Pires, sobre o tema “ Nutricionismo”.

 

Nota: a informação dos anos de 2009 a 2016, encontra-se no blogue da Confraria – graovascoconfraria.blogspot.pt ou no site – confrariagraovasco.com