Rancho Folclórico da Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro foi recebido pelo presidente da Câmara de Viseu

Rancho Folclórico da Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro foi recebido pelo presidente da Câmara de Viseu

Rancho Folclórico da Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro foi recebido pelo presidente da Câmara de Viseu

O Rancho Folclórico da Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro foi recebido pelo presidente da Câmara de Viseu no Salão Nobre da autarquia. Antes Almeida Henriques recebeu no seu gabinete o presidente da Casa de Viseu, Flávio Martins, que liderou a comitiva, numa audiência que contou com a presença de António Cardão, antigo presidente daquela associação e membro do Rancho, bem como uma delegação da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, liderada pelo Almoxarife José Ernesto Silva.
No Salão Nobre, Almeida Henrique saudou os membros da comitiva carioca, referindo a ligação existente entre Viseu e a comunidade beirã no Rio de Janeiro. O autarca viseense, que já esteve de visita à Casa de Viseu, salientou o trabalho desenvolvido pela Casa de Viseu na promoção e divulgação da cultura beirã em terras de Vera Cruz, destacando o papel de José Ernesto Silva na ligação que faz entre a Beira, Viseu e a “Cidade Maravilhosa”, no âmbito da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, que organizou a visita do rancho à região.
Na ocasião, o autarca viseense desafiou o Rancho da Casa de Viseu a participar no próximo ano no Europeade, que terá lugar em Viseu. Este evento é uma reunião anual que junta mais de 5.000 pessoas envolvidas em danças folclóricas e música de toda a Europa.
Por sua vez Flávio Martins destacou a importância da ligação de Viseu, e a Beira, à sua diáspora, nomeadamente no Brasil, referindo o facto de grande parte dos membros do Rancho nunca terem vindo a Portugal, sendo na sua maioria brasileiros. O presidente da Casa de Viseu apontou a importância desta deslocação de cerca de um mês à Europa, que começou em Paris, feita às custas do trabalho do grupo, que a preparou ao longo de dois anos, sem onerar a Casa de Viseu.
Também José Ernesto Silva usou da palavra para saudar a presença da comitiva da Casa de Viseu, que estreita ainda mais a ligação existente entre Viseu e o Rio de Janeiro, com destaque para a comunidade beirã nesta cidade.
No âmbito desta visita, o Rancho Folclórico da Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro participou num festival de folclore, com outros grupos do concelho, que decorreu em frente à Câmara de Viseu.