I Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora

A Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco” em colaboração com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, na pessoa do Sr. Dr. José Cesário, promoveu um Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora. Este encontro decorreu em Viseu e Lisboa entre os dias 24 a 28 de Fevereiro de 2013.

A cerimónia de receção aos participantes neste evento teve lugar no anfiteatro do IPDJ em Viseu. Abriu a sessão a Dr.ª Natália, em representação do IPDV, logo seguida do Almoxarife da Confraria, professor José Ernesto Pereira da Silva. De seguida tomou a palavra o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, sendo a sessão encerrada com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas. À mesa encontravam-se também o engenheiro Fernando Sebastião, Presidente do Instituto Superior Politécnico de Viseu e o Sr. Jorge Loureiro, em representação do Turismo do Centro.

Neste encontro participaram cerca de 30 Dirigentes Associativos de 13 países do mundo, a saber:

Europa: Alemanha, França, Suíça, Luxemburgo e Reino Únido

Resto do Mundo: Argentina, Brasil, E.U.A., Venezuela, Uruguai, Canadá, África do Sul e Macau.

Em Viseu o programa constou das seguintes atividades:

24fevereiro

14h00 Concentração e credenciação dos participantes na Pousada da Juventude do Parque das Nações

14h30 Partida (autocarro) Pousada da Juventude do Parque das Nações – Lisboa / Viseu

18h00 Chegada a Viseu e instalação no hotel “Príncipe Perfeito”

19h00 Abertura Ocial do “Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora”, no Auditório do Instituto Português do Desporto

e Juventude – IPDJ de Viseu

19h30 Visita de trabalho ao IPDJ Viseu, apresentada pelos técnicos Dr.ª Natália Mendes e Dr. Manuel Martins do IPDJ. Visita acompanhada com

pequenas representações do Grupo ZUNZUM

20h15 Jantar no IPDJ, com apresentação dos participantes na Galeria de Exposições

21h00 Sarau Cultural: (Apresentação com Ricardo Matos)

– Confraria dos Saberes e Sabores da Beira – “Tuna Sabores da Música”

– Grupo Folclórico Infantil de Faíl

– Coro Mozart – 6º melhor coro da Europa

23h00 Visita ao Bar de Gelo

25fevereiro

08h45 Visita ao Centro Histórico da cidade de Viseu através do Funicular

09h30 Encontro na Câmara Municipal de Viseu:

– Receção aos participantes pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Fernando Ruas

– Sessão de informação do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal com as associações locais

11h30 Receção e visita ao Instituto Politécnico de Viseu pelo Engº. Fernando Lopes Sebastião – Presidente da instituição, seguido de encontro

com a Direção da Associação Académica da instituição

13h30 Almoço no Instituto Politécnico de Viseu

14h30 Visita à Associação Juvenil “Adamastor”

15h30 Visita à Quinta de Lemos, S.A.

18h30 Participação no ensaio do Grupo de Cantorias de Vila Chã de Sá, seguido de jantar na sede da instituição

21h00 Contato com o Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros com participação ativa do grupo e visita ao Museu Etnográfico de Passos de Silgueiros

Aqui fica o registo fotográfico desta passagem por terras beirãs destes amigos da Diáspora

DIRIGENTES ASSOCIATIVOS DA DIÁSPORA NUMA VISITA DE TRABALHO EM VISEU

Ontem dia 24/02/2013, deu-se início ao Curso Mundial de Dirigentes Associativos da Diáspora, que conta com 30 dirigentes associativos oriundos de 13 países da Europa e fora da Europa, evento organizado pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira, Grão Vasco, com o Alto Patrocínio do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. A abertura oficial do evento ocorreu no auditório do IPDJ de Viseu e contou com o Almocharife da Confraria, Dr. José Ernesto, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, a Dr.ª Natália Mendes em representação do IPDJ de Viseu, bem como oPresidente do Instituto Politécnico de Viseu Eng. Fernando Sebastião e o represente da Entidade Regional de Turismo do Centro Jorge Loureiro.

Foi servido um jantar oferecido pela Cãmara Municipal de Viseu, nas instalações do IPJ, seguido de um espectáculo no auditório, com a participação do Tuna Sabores da Música, da Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, do Rancho folcolórico Juvenil do Grupo Desportivo de Fail, do Grupo Mozart de Viseu  e com a animação de um excelente grupo de Viseu o ZUM ZUM.

 Na segunda feira realizaram-se diferentes visitas de trabalho a algumas instituições (Câmara Municipal de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Associação Juvenil e Cultural “Adamastor”, Quinta de Lemos, Associação de Vila Chã e Associação de Passos de Silgueiros), onde tiveram contacto com diferentes realidades e experiências, conhecimento e informação diversa, que os deixou muito entusiasmados pelas ferramentas e conhecimentos que poderão levar e por em prática nas comunidades dos diferentes países de onde são oriundos.

No final do dia,  depois de uma visita orientada Pela Dra. Manuela de Lemos e Eng. Hugo,á Adega da  Quinta de Lemos de Passos de Silgueiros, seguido de um Dão de Honra, foi oferecido um Jantar Associação de Vila Chã de Sá, da responsabilidade da organização, onde o convivio e a boa disposição foram uma constante.

Marcaram presença,para além dos 30 dirigentes associativos da diáspora, representando diversos Países da Europa, da América, de África e de Macau ,  o Sr. Sec de Estado da Comunidades Dr. José Cesário, Sr. Presidente da Cãmra Municipal de Viseu, Dr. Fernando  Ruas, Srs, Vereadores Dr. Guilherme de Almeida, Dra. Ana Paula, dr. José Governo da Secretaria de Estado, Presidente da Freguesia Prof. José Ernesto,  Presidente da Associação, DR, António Teixeira, Presidente Conselho Fiscal José Costa, rsponsáveis pelo Desporto, Bombos, e diector Musical do Cantorias.

No final o Cantorias fez uma brilhante intervençaão, que muito agradou a todos os presentes, foi feita troca de lembranças, seguida de intervenções das entidades presentes.

O programa destes dirigentes associativos, continuou em Lisboa e Sintra, com a visita a diversas Associações locais e á Assembleia da Républica.

O Enceramento realizou-se no Palácio da Necessidades, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, com a presença do Sr, Sec. Estado das Comunidades, do Sr, Embaixador…. E outros embaixadores e diversos Países, do Prof.  José Ernesto da Confraria de Saberes e Sabores.

O sentimento dos participantes é muito positivo, indo de encontro aquilo que são os objectivos propostos para este evento, nomeadamente, dotar estes dirigentes associativos da diáspora de ferramentas e competências que permita potenciar os projectos e as inicitivas das associações, estimular a participação e sobretudo reforçar a ligação a Portugal. Estão já inclusivamente a surgir projetos e desafios que serão concretizados posteriormente ao evento.