No passado mês de Junho, a Tuna Sabores da Música rumou ao Luxemburgo para participar nas comemorações das festas de São João, promovidas pela comunidade portuguesa residente naquele país. A acompanhar esta deslocação estiveram o Almoxarife da Confraria, Prof. José Ernesto e o Chanceler Mor, Prof. António Meneses.
Também se deslocou, na mesma data àquele país, a equipa de futebol feminino Viseu 2001.
Pelo caminho, houve uma pequena paragem em Paris para descansar, para conhecer, para visitar…
Aqui fica o Discurso proferido pelo Sr. José António Coimbra de Matos, Presidente da Comunidade Portuguesa do Luxemburgo, bem como o registo fotográfico desta deslocação
Viseu no Luxemburgo ou Viriato por terras da “gëlle fra”
Quando pensamos que cerca de1/4 da população residente no Luxemburgo é portuguesa, e conhecemos a ligação dos portugueses ao seu torrão natal, compreendemos a importância dos intercâmbios culturais entre estes dois países.
Mesmo tendo em consideração que os portugueses oriundos do distrito de Viseu serão sem margem para dúvida uma das maiores comunidades residentes no Luxemburgo, só esporadicamente se têm realizado intercâmbios culturais entre as associações de ambos os países. O teatro, a desporto, a cultura em geral, podem unir os povos e acima de tudo “matam” aquilo que aparentemente só os portugueses têm, a saudade, e permitem conhecer melhor aqueles com quem tantas vezes nos cruzados, mas dos quais pouco conhecemos, eliminando assim alguns preconceitos e estereótipos que nada facilitam a criação da Europa dos cidadãos.
No passado fim-de-semana de 27 a 29 de Junho, dois grupos vindos de Viseu, trouxeram um pouco das terras de Viriato e de Grão-Vasco até ao Luxemburgo. Após alguns contactos com o Professor José Ernesto e o Dr. Manuel Martins, a comunidade portuguesa do Luxemburgo através da CCPL – Confederação da Comunidade Portuguesa do Luxemburgo, recebeu um pouco do que bem se faz na nossa terra.
No sentido de divulgar e promover as boas práticas sociais, os representantes da Confraria dos Saberes e Sabores da Beira, da Tuna Sabores da Música e do clube Viseu 2001, foram recebidos na Câmara Municipal de Esch-sur-Alzette, segundo município mais importante do Luxemburgo, onde trocaram impressões e lembranças e quem sabe projetos para o futuro.
No sábado dia 28 e no Domingo 29, a Tuna Sabores da Música participou e animou as 22ª marchas de São João, organizadas pelo Rancho Folclórico “Províncias de Portugal”, na presença de mais de 10.000 foliões que muito apreciaram a música e as vozes vindas de Viseu, dançando e cantando Viseu Senhora da Beira, como se estivessem no adro da sé.
A equipa de futebol feminino, Viseu 2001, participou, convenceu e venceu o torneiro triangular com as equipas luxemburguesas do CEBRA e do RACING, num ambiente de desportivismo, alegria e jovialidade que só os portugueses sabem incutir.
Apesar das condições climatéricas, o público respondeu presente e nem a chuva copiosa os dissuadiu de assistirem ao magnífico exemplo de portugalidade trazida pelos nossos amigos beirões.
Não podíamos deixar de agradecer ao Professor José Ernesto o empenho e dedicação para que este intercâmbio fosse um sucesso, e a todos os jovens e menos jovens, que com toda a simpatia, que nos identifica como povo, trouxeram até nós a alegria e a cultura que nos é tão peculiar. Também o nosso muito obrigado à Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas nas pessoas do Dr. José Cesário e do Dr. José Carlos Governo que tanto nos apoiaram.
Resta-nos esperar que este intercâmbio cultural una ainda mais os povos e que tenha servido de exemplo para que os portugueses da Diáspora, se orgulhem do que é seu, promovam e divulguem a nossa cultura, tradições e alegria, e que os luxemburgueses sejam ainda mais amigos dos portugueses e de Portugal.
Como bons beirões, o nosso BEM-HAJA.
(Mensagem de José António Coimbra de Matos, Presidente da Comunidade Portuguesa do Luxemburgo)