Confraria ‘Grão Vasco’ homenageou a Diáspora Beirã no Feriado Municipal de Viseu

Confraria ‘Grão Vasco’ homenageou a Diáspora Beirã no Feriado Municipal de Viseu

Confraria ‘Grão Vasco’ homenageou a Diáspora Beirã no Feriado Municipal de Viseu

No âmbito do Dia do Município de Viseu, a Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, em colaboração com a Câmara Municipal de Viseu, promoveu um jantar, integrado no Capítulo de Verão/Outono, que visou homenagear a Diáspora beirã, aproveitado também para o lançamento de mais uma obra o escritor viseense Jorge Marques.

Foi um momento de são convívio e confraternização, abrilhantado pela Tuna Sabores da Música, que contou com a presença do presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, bem como representantes de Confrarias Irmãs e amigos da diáspora portuguesa.

“O Canto das Pedras do Rio”, da autoria do nosso confrade Jorge Marques, foi apresentado por Eduardo Pinto, num enredo que se desenrola entre Portugal e Brasil. Um dos capítulos do livro, lido por outro escritor, Igor Lopes, é totalmente dedicado à Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro.

Mariangela da Campos Argento Muraro Jucirema Maria Godinho Gonçalves

Jucirema Maria Godinho Gonçalves

Silvério Silva

Alberto Reigado

Igor Lopes

Durante o repasto, a Confraria entregou o Título Confrádico a Jucirema Maria Godinho Gonçalves e Mariangela da Campos Argento Muraro, desembargadoras em S. Paulo, apresentadas pelo nosso Confrade Luís Carvalho; Silvério Silva, empresário de Joanesburgo, da África do Sul, Alberto Reigado, empresário na Costa do Marfim, e Igor Lopes, escritor e jornalista no Rio de Janeiro.

O repasto foi o final de um dia de comemorações. Para além das cerimónias oficiais, teve lugar uma reunião promovida pela Câmara Municipal de Viseu, onde participaram diversos representantes da Diáspora portuguesa, do Brasil, (Rio de Janeiro e S. Paulo), África do Sul, Costa do Marfim e representes das cidades de Lublin (Polónia) e Haskovo (Bulgária).