Uma garrafa de vinho do Dão autografada por Amália Rodrigues passou a fazer parte do espólio da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão e ficará exposta no Wecome Center da Rota do Vinho do Dão. A oferta foi feita por Adelino Monteiro, que a guardou nos últimos 45 anos.
A história é curta. Amália Rodrigues atuou em Setembro de 1975 na Feira de São Mateus e foi recebida no espaço da Federação dos Vinicultores do Dão (FVD). Adelino Monteiro, que naquele ano fez parte da Comissão da Feira, aproveitou a ocasião e pediu a Amália que autografasse a garrafa. “Ela, com um comportamento simples e civilizado, acedeu e disse que era um prazer”, recordou. “Com um xi-coração”, escreveu Amália.
Engarrafada pela antiga Federação dos Vinicultores do Dão, a garrafa de 125ml “esteve comigo estes 45 anos e agora, no centenário do nascimento de Amália Rodrigues, achei que poderíamos criar algum valor e ligá-la à região do Dão”, referiu Adelino Monteiro. Assim, “após conversa com o Prof. Zé Ernesto Silva, da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, achámos que seria interessante criar este ‘upgrade’ e ofertar a garrafa à CVR Dão, ficando a Região e Amália ‘ligados’ no ano do seu centenário”.
Para o presidente da CVR Dão, esta garrafa “tem uma importância histórica, porque está autografada por uma das figuras maiores da cultura portuguesa. Na CVR temos um espólio de garrafas antigas e dos respetivos rótulos e esta, sem dúvida, vem enriquecer esse espólio e é, dessa forma, um instrumento de promoção da Região”, salientou.
Arlindo Cunha mostrou-se “feliz” e agradeceu a oferta, “que vai contribuir para tornar o Welcome Center da Rota do Vinho do Dão ainda mais atrativo e com um valor acrescentado, para promover a Região e os nossos vinhos”.