Quinta de Lemos recebe comemoração do Dia Nacional do Vinho

Quinta de Lemos recebe comemoração do Dia Nacional do Vinho

Quinta de Lemos recebe comemoração do Dia Nacional do Vinho

O embaixador do Iraque em Portugal, Hussain Sinjari, foi o convidado de honra das comemorações do Dia Nacional do Vinho, uma parceria das Confrarias Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco” e Enófilos do Dão com a colaboração da Quinta de Lemos. O evento decorreu, no passado dia 13, na Quinta de Lemos, em Passos de Silgueiros, juntando produtores e amantes do vinho do Dão, numa tarde de confraternização vínica e gastronómica.
Entre os muitos convidados, recebidos por José Ernesto, Almoxarife da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”, e João Paulo Gouveia, Grão Mestre da Confraria dos Enófilos do Dão, referimos a presença de José Cesário, Secretário de Estados das Comunidades, Flávio Alves Martins, Presidente da Casa de Viseu do Rio de Janeiro, Mário Augusto, o conhecido apresentador da RTP de programas de cinema, Arlindo Cunha, Presidente da Comissão Vitivinícola da Regional do Dão, Fernando Sebastião, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Cotta, Presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu, Ana Paula Santana, Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Viseu e António Vidal, empresário viseense ligado aos países árabes.
O embaixador Hussain Sinjari fez uma visita às instalações da Quinta de Lemos, mostrando-se atento a todos os pormenores, desde a receção das uvas até ao engarrafamento, a que se seguiu uma prova de vinhos de vários produtores regionais, sempre acompanhada pelas deliciosas iguarias da gastronomia beirã.
A ocasião foi aproveitada pelas duas Confrarias para homenagear o embaixador do Iraque e esposa com o grau de Comendadores da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco” e Embaixadores do Vinho do Dão. Na ocasião Hussain Sinjari agradeceu o convite e a distinção, ao mesmo tempo que aproveitou para referir a excelência dos vinhos e da gastronomia portuguesa, que reputou de “muito importantes” para o ultrapassar da crise que o país atravessa.
Estiveram também presentes muitos confrades e amigos das duas confrarias organizadoras do evento.
O momento lúdico esteve a cargo da Tuna Sabores da Música, parte cultural da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”.

Aqui fica o registo do evento: