Terceira Entronização no Rio de Janeiro

Terceira Entronização no Rio de Janeiro

Terceira Entronização no Rio de Janeiro

A Casa de Viseu no Rio de Janeiro foi o palco, no dia 12 de Julho passado, da terceira entronização da Confraria Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ em terras de Vera Cruz. Treze novos confrades e dois comendadores juraram defender os saberes e sabores da região de Viseu, numa cerimónia que contou com a presença do Almoxarife da Confraria, José Ernesto Silva; do secretário de estado das Comunidades, José Cesário; de António Almeida Henriques e João Paulo Gouveia, respectivamente presidente e vice-presidente da Câmara de Viseu; do Cônsul de Portugal no Rio de Janeiro, que presidiu à cerimónia, bem como de toda a directoria da Casa de Viseu.
De referir a enorme adesão da comunidade portuguesa ao evento, com mais de três centenas de pessoas que se juntaram no almoço que se seguiu, com a gastronomia e vinhos portugueses, numa festa abrilhantada por artistas portugueses, nomeadamente a fadista Maria Alcina, oriunda de Castro Daire, radicada no Brasil há cerca de 60 anos e muito querida na comunidade portuguesa.
Foram entronizados treze novos confrades, oriundos da comunidade portuguesa no Brasil, bem como pessoas que se destacaram na defesa dos valores da cultura e gastronomia portuguesa no Brasil e dois comendadores, Nuno de Mello Bello, cônsul geral no Rio de Janeiro e o deputado estadual do Brasil, Hugo Leal.
Na ocasião, o Almoxarife José Ernesto Silva salientou a importância do acto não só para a confraria, mas também na promoção dos valores, cultura, gastronomia e tradições beirãs no mundo, estreitando, ainda mais, as relações com a comunidade portuguesa no Brasil.
Por sua vez, José Cesário e António Almeida Henriques destacaram a adesão à cerimónia, numa cada vez mais estreita relação com a comunidade beirã que, ao longo dos anos, se integrou na sociedade carioca, mas também ganhou destaque nos diversos domínios, nomeadamente no empreendedorismo que assumiu no plano empresarial.
Já Flávio Martins, presidente da Casa de Viseu mostrou o orgulho de receber mais esta entronização, o que mostra a importância que a comunidade dá aos valores da cultura portuguesa.
Da festa que se seguiu, destaque para António Cardão. O antigo presidente da Casa de Viseu foi a “voz” que abrilhantou a festa, recordando grandes êxitos da música popular portuguesa, “obrigando” muitos dos presentes a uns passinhos de dança. Seguiram-se as actuações da fadista Maria Alcina e o cantor Mário Simões, oriundo da Figueira da Foz.
Aqui fica o Registo deste evento: