Confraria no Rio de Janeiro

Confraria no Rio de Janeiro

Confraria no Rio de Janeiro

Entre os dias 8 e 17 do mês de novembro passado a Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”, fez-se representar no Rio de Janeiro nas pessoas do seu Almoxarife, Prof. José Ernesto e do Chanceler-Mor, Dr. António Meneses. Como convidado da Confraria esteve também presente Miguel de Almeida, membro da Federação do Folclore Português.

A deslocação a terras de Vera Cruz teve como principal objetivo dar formação aos grupos folclóricos portugueses da cidade do Rio de Janeiro. O Clube Social Camponeses de Portugal, a Casa das Beiras, o Arouca Barra Club, a Casa do Distrito de Viseu foram alguns dos locais que receberam esta delegação.

Durante este período, o Almoxarife da Confraria recebeu o Título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro que foi deliberado no dia 5 de junho, conforme consta no Decreto Legislativo n.º 1094, por proposta da senhora vereadora Teresa Bergher e aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores.

Houve ainda tempo para um encontro de Confrades da Confraria, além mar para preparar a próxima entronização no Rio de Janeiro. É de referir que este almoço, com mais de 200 pessoas, serviu para homenagear o Almoxarife da Confraria pelo Título que recebeu.
É de realçar o extraordinário trabalho do amigo António Cardão, grande impulsionador dos usos e costumes da Beira em terras lusas e grande Amigo e dinamizador da delegação da Confraria naquelas paragens. De referir ainda a receção sempre amiga do nosso Confrade e Presidente da Casa de Viseu no Rio de Janeiro, Flávio Martins.

Também durante esta estadia, a delegação da Confraria assistiu ao Festival comemorativo dos 41 anos do Rancho Folclórico Camponeses de Portugal. Este evento contou com a apresentação de Miguel de Almeida, membro da Federação do Folclore Português.

Neste Festival participaram os seguintes grupos:
– Rancho Folclórico Arouca Barra Club
– Rancho Folclórico da Casa de Viseu
– Rancho Folclórico Lavradeiras de Portugal
– Rancho Folclórico Maria da Fonte

Aqui fica o registo fotográfico de alguns desses momentos: