Realizaram-se no passado dia 6 de Dezembro as eleições para os órgãos sociais da Federação das Associações da Diáspora (FAD), concluindo assim o processo de criação e instalação da mesma, iniciado no passado mês de Agosto, bem como no cumprimento no determinado nos estatutos.
Num universo de 26 associações espalhadas pelo Mundo, foram recebidos 23 votos, aprovando assim por unanimidade a única lista proposta a sufrágio.
Destacamos a elevada participação neste acto, informando também que as três associações que não procederam ao envio do seu voto justificaram o facto com questões de ordem logística e de fuso horário.
Recordamos a constituição, por escritura pública, da FAD no passado dia 5 de Agosto num cartório em Viseu, cuja sede fica situada na Av. Gulbenkian, nº 22, nesta cidade.
Os grandes objectivos da FAD passam por permitir que todas as associações possam utilizar uma plataforma digital comum, a criar, para dar a conhecer as suas atividades, bem como um ponto de troca de experiências a nível global. Por outro lado, pretende-se que a plataforma possa permitir a partilha de informação entre os associados, bem como a divulgação de assuntos relacionados com a comunidade portuguesa espalhada pelo mundo.
À Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco” cabe o cargo de Presidente da Assembleia Geral, na pessoa do seu Almoxarife professor José Ernesto, da FAD.
Aqui fica a lista dos órgãos eleita no dia 6 do corrente mês