A sede da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, em Viseu, foi o palco de uma reunião do Almoxarifado com as confrarias irmãs espalhadas pela Europa e América. Criar e reforçar os laços que as ligam à Confraria Mãe foi o tema central, numa altura em que algumas passam por algumas dificuldades no pós-pandemia.
O Almoxarife da Confraria ‘Grão Vasco’, José Ernesto Silva, realçou a importância destes encontros, que servem para reforçar os laços que ligam as diferentes confrarias, fazendo também um balanço do XI Capítulo, que decorreu no início de Julho, e que se saldou por um rotundo êxito.
António Cardão e António Paiva, em representação da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ da Casa de Viseu do Rio de Janeiro, salientaram as dificuldades que a Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro atravessou com a pandemia, numa altura em que procura retomar as suas atividades. António Cardão salientou a necessidade de aproximação dos lusodescendentes residentes na região do Rio de Janeiro, numa altura em que a comunidade portuguesa é, também, cada vez mais pequena, tendo em conta que há emigrantes que estão de regresso ao país natal.
Por sua vez Bernardino Nascimento, da Confraria de Saberes e Sabores da Beira da Casa das Beiras de Toronto, no Canadá, referiu o facto da confraria estar menos ativa, numa altura em que a Casa das Beiras está a mudar de instalações, o que se espera venha acontecer até final deste ano.
Luís Chaves, em representação da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal da Suíça Francófona, em Montreux, destacou a aproximação entre as diversas confrarias irmãs, numa altura em que há uma retoma das atividades.
Jorge Rodrigues, da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal de Zurique, na Suíça, alinhou a sua intervenção pelas anteriores, salientando o facto de haver muitos portugueses a regressar, o que, de algum modo, dificulta o arranque das atividades da Confraria, apontando para o próximo ano a realização de um novo capítulo.
Manuel Viegas, da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal na Flórida, nos Estados Unidos, referiu que está a ser feito um trabalho preparatório, para que no próximo ano seja possível arrancar com as atividades da Confraria, com a realização do seu primeiro Capítulo.
Uma das propostas que saiu desta reunião é a realização de um Capítulo Geral numa das Confrarias Irmãs, o que vai ser trabalhado e delineado nos próximos tempos. Esta realização marcará o início de uma nova era de Encontros Confrádicos, que terão a organização da Confraria local.
Por razões diversas, não estiveram presentes a Confraria de Saberes e Sabores Luso Amazónicos ‘Grão Vasco’, de Manaus, e a Confraria de Saberes e Sabores de Portugal em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, ambas no Brasil.
Nos jornais:
Confraria Grão Vasco vai organizar capítulo geral no estrangeiro (jornaldocentro.pt)