Federação das Associações da Diáspora elegeu novos corpos sociais em Viseu

Federação das Associações da Diáspora elegeu novos corpos sociais em Viseu

Federação das Associações da Diáspora elegeu novos corpos sociais em Viseu

Jorge Rodrigues ((Zurique – Suíça) é o novo presidente da Federação das Associações da Diáspora (FAD), para o triénio 2019/2021, sucedendo a Manuel Bettencourt (Califórnia, USA) que passa para a presidência do Conselho Fiscal. José Ernesto Silva, da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ mantem a presidência da Assembleia Geral.

As eleições da FAD decorreram este sábado numa Assembleia Geral muito participada, que decorreu na sede da FAD, em Viseu. A Lista A encabeçada por Jorge Rodrigues obteve 21 votos das 23 associadas em condições de votar, vencendo com uma percentagem de 91,3 % dos votos.

A acto eleitoral realizou-se no âmbito do IV Encontro de Dirigentes Associativos da Diáspora, organizado pela Confraria ‘Grão Vasco’, e contou com a presença de mais de 20 participantes oriundos de vários pontos do mundo. A votação decorreu de acordo com o regulamento e Estatutos da FAD e supervisionada pela Mesa da Assembleia Geral.

Durante todo o dia, em que teve lugar o Encontro, decorreram várias intervenções, com destaque para o vereador do Turismo da Câmara de Viseu, Jorge Sobrado, que saudou a presença de tão ilustres personalidades na nossa cidade, enaltecendo o papel da FAD e da sua importância para a diáspora portuguesa. Odete Madeira abordou a temática do Folclore, enquanto José Carlos Governo destacou a importância e o papel das Associações da Diáspora. A finalizar Diana Marques, da Lusovini – Vinhos de Portugal, falou sobre o papel que o vinho do Dão pode ter na ligação ao nosso país.

Terminado o acto eleitoral, que encerrou o Encontro, o presidente da Assembleia Geral da FAD, José Ernesto Silva, agradeceu a presença e participação de todos, num encontro que voltou a reunir em Viseu destacados dirigentes do mundo associativo português no mundo.

O novo presidente da FAD, Jorge Rodrigues, já definiu os grandes desafios do mandato que agora inicia, nomeadamente o reforço e divulgação da FAD junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, mas também o seu reforço com a adesão de novas associações ou clubes portugueses. Actualmente a FAD conta com cerca de três dezenas de associados da Europa, Africa e América do Norte e do Sul.

Entre os presentes no encontro, referência para António Lopes, do Rio de Janeiro, membro da Confraria ‘Grão Vasco’ e que representou a Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro; Manuel Viegas, vindo da Flórida, que para além de membro da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ é também conselheiro das Comunidades Portuguesas naquela região dos Estados Unidos.

Estiveram também presentes uma representação da Câmara de Marly le Rói e uma Associação da Zona de Paris, Les Amis du Jumelage, com quem a Confraria ‘Grão Vasco’ irá brevemente assinar um protocolo de colaboração.

Os participantes levaram várias lembranças oferecidas pela Câmara de Viseu, Viseu Marca, INATEL, Turismo do Centro e Comissão Vitivinícola Regional do Dão e vinhos do Dão oferecidos pelos produtores Adega da Corga, Adega de Silgueiros e Adega de Penalva do Castelo.