Capítulo de Outono

Capítulo de Outono

Capítulo de Outono

Decorreu no passado dia 30 de novembro o Capítulo de Outono da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão vasco”. O espaço escolhido para este evento foi o Hotel Grão Vasco.
Estiveram presentes as seguintes entidades: Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, Vice Presidente Dr. Joaquim Seixas e vereador Dr. Guilherme Almeida. A Confraria foi ainda agraciada com a presença, a convite do empresário visiense Eng. António Vidal, do Embaixador do Iraque, Senhor Hussain Sinjari, do Embaixador da Indonésia, Senhor Albert Matondang e do representante da Câmara de Comércio da Indonésia em Portugal, Senhor Hussain Alt Badri Al-SeWaidi.
O Capítulo iniciou-se com a saudação das bandeiras, precedido da entronização simbólica dos Embaixadores do Iraque e da Indonésia como Comendadores da Confraria e do representante da Câmara de Comércio da Indonésia como Titular da Confraria.
No uso da palavra, o Almoxarife da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”, Prof. José Ernesto, falou do papel da Confraria no contexto cultural da região bem como da importância de levar a Confraria além fronteiras. Referiu ainda que, a convite de muitas comunidades lusas na diáspora, a Confraria se tem internacionalizado e tem levado as marcas culturais beirãs onde são solicitadas. Disse também do papel relevante de muitos confrades que tudo têm feito para a dinamização e projeção da Confraria. Quanto às relações de amizade com as várias embaixadas a que a Confraria se encontra ligada, referiu serem da maior importância no sentido da projeção dos produtos regionais, concretamente dos vinhos, no mercado internacional. No final da sua intervenção, lembrou a todos os presentes a importância da Campanha de Solidariedade que, à semelhança de anos anteriores, se vai realizar no mês de dezembro.
Usou ainda da palavra o empresário Eng. António Vidal para falar da importância da internacionalização dos nossos produtos. Os Embaixadores também usaram da palavra referindo aspetos culturais dos seus países bem como a relevância dos laços culturais entre povos diferentes.
As intervenções encerraram com o uso da palavra do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, que agradeceu à Confraria o trabalho realizado em prol da preservação e divulgação da cultura beirã, bem como o seu papel relevante na divulgação cultural além fronteiras.
O momento lúdico esteve a cargo da Tuna “Sabores da Música”, parte cultural da Confraria.

Aqui fica o registo desse evento: