A Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco” realizou, no passado dia 24 de Março, a sua VIII Entronização e II na Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro, com quem tem um protocolo de “Representatividade Recíproca”, desde 2009.
Foram entronizadas 21 personalidades, pertencentes a diversas atividades e 3 Comendadores, Dr. Almeida Henriques, Secretario de Estado da Economia, Maria Alcina, Fadista e oriunda de Castro Daire e a Casa de Macau no Rio.
Participaram ainda mais de 300 pessoas no almoço convívio.
O Almoxarife da Confraria Prof. José Ernesto, pediu à Direção da Casa de Viseu, na pessoa do seu Presidente, Dr. Flávio Martins, para ser criada uma estrutura na CASA de VISEU, com o intuito de dar apoio às pessoas que procurem trabalho ou outras situações no Rio de Janeiro. Este pedido foi de imediato aceite e todos os presentes se motivaram para esse trabalho de inter ajuda.
Estiveram também presentes a convite da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, as seguintes Confrarias: Confraria Gastronómica do Frango do Campo, de Oliveira de Frades, Confraria Gastronómica Dão Lafões, Academia da Caça de Viseu e a Confraria do Vinho Verde de Felgueiras.
A nossa gastronomia Beirã, esteve presente com um bacalhau à Viriato e foi servido vinho do Dão de diversas empresas.
Esta cerimónia ficou marcada não só por momentos de grande alegria mas também de muita saudade ao recordarem-se as tradições, os usos e costumes de uma pátria que é de todos mas que está tão distante.
Neste momento a Confraria de Saberes e Sabores da Beira no Rio de Janeiro já tem mais de 45 confrades e com vontade de cada vez mais se alargar no futuro. Brevemente irá ser assinado um protocolo com uma empresa local.
Aqui fica o registo fotográfico desse evento: