A Casa das Beiras de Toronto foi galardoada com a Medalha Municipal de Mérito, na Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município promovida pela Câmara Municipal de Viseu.
Realizada em período de pandemia, a cerimónia foi restrita e realizada de forma a que fossem cumpridas todas as normas de segurança. O Viriato Teatro Municipal foi o palco da cerimónia.
A autarquia viseense realçou o trabalho levado a cabo pela Casa das Beiras de Toronto em prol da cultura portuguesa naquela região do Canadá, mas também por elevar bem alto o nome de Viseu e da região.
Bernardino do Nascimento, presidente da Casa das Beiras de Toronto, recebeu o galardão, que honra todos quantos na província de Ontário promovem e divulgam as tradições e cultura da Beira naquela região do Canadá.
Recorde-se que Bernardino Nascimento, natural da freguesia de Calde, no concelho de Viseu, foi o grande impulsionador da criação, em 1989, do Clube Académico de Viseu de Toronto, que 10 anos depois daria lugar à Casa das Beiras de Toronto. Preside aos destinos da colectividade há quase uma década. Foi também o responsável pela criação da Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco da Casa das Beiras, naquela cidade do Canadá.
A Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ congratula-se com a entrega deste galardão à Casa das Beiras de Toronto, bem como enaltece o trabalho feito pelo seu presidente, Bernardino Nascimento, nosso representante no Canadá. De passagem pela sede da nossa Confraria foi-lhe entregue pelo Almoxarife José Ernesto Silva um conjunto de livros editados pela Confraria Grão Vasco.