A Quinta da Boieira, em Vila Nova de Gaia, foi o palco do XXV Capítulo de Entronização da Ordem dos Companheiros de São Vicente, Confraria dos Vinhos de Portugal, sediada em Bruxelas, na Bélgica.
Sob os bons auspícios da sua Confraria-Madrinha, – a Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, de Viseu, – a Ordem dos Companheiros de São Vicente de Bruxelas promoveu, pela primeira vez em Portugal, um capítulo de Entronização de novos confrades e confreiras desta confraria enogastronómica sedeada na capital europeia.
Na ocasião foram entronizadas diversas personalidades portuguesas, belgas e francesas, das quais destacamos José Ernesto Silva, Almoxarife da Confraria Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, e João Garcia Mendes, presidente do Conselho Consultivo da mesma Confraria.
O Capítulo de Entronização foi aproveitado para a assinatura de um protocolo de representação recíproca entre as duas confrarias, assinado por Guy Henri Leroy e José Ernesto Pereira da Silva, respetivamente presidente e almoxarife, das respectivas Confrarias. O acto foi testemunhado por Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, e João Garcia Mendes, presidente do Conselho Consultivo da Confraria Grão Vasco.
De salientar que marcaram presença nesta cerimónia 16 confrarias belgas, 10 Francesas e também muitas confrarias portuguesas. O encerramento do Capítulo contou com fado e folclore português, o que muito agradou aos participantes, especialmente aos representantes das confrarias belgas e francesas.
O Almoxarife da Confraria Grão Vasco destacou a importância desta cerimónia, especialmente o documento assinado, que “aproxima ainda mais os laços de amizade e confrádicos” que une as duas confrarias. José Ernesto Silva sublinhou que este protocolo vem na sequência do trabalho que tem vindo a ser realizado pela confraria que dirige na “sua internacionalização”, hoje representada, com a criação de Confrarias, no Brasil, Canadá e Suíça, bem como “na sua cada vez maior ligação à diáspora portuguesa”, através de protocolos de representação em diversos países do mundo.