Decorreu nos passados dias 5 e 6 de Setembro, em Viseu, o Primeiro Encontro Peninsular de Confrarias Gastronómicas, Enófilas e Culturais. Este evento teve o alto patrocínio da Câmara Municipal de Viseu em parceria com a Comissão Vitivinícola do Dão e de um grupo de Confrarias portuguesas e espanholas onde a Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco” também figurou quer no papel de organização, quer dinamizando todo o evento, fazendo parte da Comissão de Honra.
A Confraria foi condecorada pela Orden del Patrimonio Inmaterial Y Gastronómico Y Ibérico, Luso Galaico. O Almoxarife da Confraria, prof. José Ernesto, recebeu o Diploma de Honor Y Medalha de Oro Diploma da Orden del Parimónio Imaterial Y Gastronómico Ibérico.
O Nosso Embaixador no Rio de Janeiro, António Cardão, também foi homenageado com o Luso Galaico, Ordem Del Património Inmaterial Y Gastronomico Ibérico.
A Feira de São Mateus integrou no seu vasto programa um espaço dedicado ao Movimento Confrádico permitindo, assim, que as inúmeras confrarias que aderiram a este encontro pudessem mostrar o seu trabalho em prol da defesa e divulgação do vasto património gastro-enófilo e cultural que cada uma realiza na sua área de intervenção.
Pensamos ter sido uma iniciativa positiva para todos quantos dela participaram.
Aqui fica o registo fotográfico do evento que contou com uma receção no Salão Nobre da Câmara Municipal de Viseu, um desfile das Confrarias pelas ruas da cidade, um momento de Entronização e homenagem a algumas entidades no Solar do Vinho do Dão e um jantar, no mesmo espaço. A animação cultural esteve a cargo da Tuna Sabores da Música, parte cultural da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”.