No passado dia 15 de Agosto de 2016, a Confraria dos Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, promoveu um encontro/jantar de confraternização com alguns amigos e dirigentes associativos da nossa Diáspora, que estavam de visita pela região de Viseu.
Estiveram presentes representantes da Confraria dos Saberes e Sabores da Beira no Rio de Janeiro, dirigentes associativos de Manaus (Brasil), Zurique (Suíça), Toronto (Canadá), Flórida (Estados Unidos).
Não foi apenas um encontro gastronómico, mas também um momento e oportunidade para cimentar as relações institucionais existentes através de protocolos celebrados com a Confraria dos Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco.
No final do jantar foi o momento para a oferta de algumas lembranças nomeadamente da Câmara Municipal de Viseu, de produtores da região do vinho Dão e seguidamente foram proferidas algumas palavras por parte dos órgãos sociais da Confraria.
O Prof. José Ernesto e Almoxarife da Confraria, iniciou o uso da palavra para agradecer a presença de todos, destacar a importância dos protocolos existentes, reforçando a promoção de Viseu e de Portugal no mundo, nomeadamente, a nossa cultura, a nossa língua, as nossas tradições e também a promoção do nosso Portugal moderno.
De seguida usou da palavra o Sr. José Coelho, presidente do Conselho Fiscal, reforçando a importância das relações que a Confraria tem mantido com as nossas comunidades da Diáspora, bem como a importância ao nível de estreitar relações com Portugal, criando-se também oportunidades económicas.
Finalmente, usou da palavra o Eng.º Garcia Mendes, presidente do Conselho Consultivo, destacando o trabalho que a Confraria tem feito em matéria de relações internacionais, valorizando o trabalho de toda uma equipa, mas sobretudo o trabalho, a dedicação, o empenhamento e o homem visionário que tem sido o prof. José Ernesto, sendo a Confraria dos Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, a confraria com mais relações internacionais, que mais trabalho e parcerias tem estabelecido com a Diáspora portuguesa.