Johnny Yuma Azevedo, presidente da Confraria dos Saberes e Sabores Luso Amazónicos ‘Grão Vasco’ de Manaus, Brasil, esteve de visita a Viseu, tendo passado pela sede da Confraria de Saberes e Sabores da Beirão ‘Grão Vasco’, onde foi recebido pelo Almoxarife José Ernesto Silva e outros Confrades, e onde lhe foram oferecidos vários presentes.
Com origens em Albergaria-a-Velha, Johnny Azevedo é um dos mais destacados empresários no estado do Amazonas. Em Viseu, acompanhado da esposa, visitou o Solar do vinho do Dão, onde recebeu algumas lembranças (Vinho do Dão), a Sé de Viseu, o Museu Grão Vasco, bem como o Centro Histórico da cidade de Viriato.
Foi recebido na Câmara Municipal de Viseu pela presidente Conceição Azevedo e pelo vice-presidente João Paulo Gouveia. Na ocasião, Johnny Azevedo agradeceu a receção de que foi alvo por parte da autarquia de Viseu, mas também da Confraria ‘Grão Vasco’, prometendo continuar a pugnar pela divulgação da cultura portuguesa junta da comunidade lusodescendente no Estado do Amazonas.
O Almoxarife da Confraria ‘Grão Vasco’ sublinhou a importância da criação da Confraria em Manaus e realçou o trabalho que tem vindo a levar a cabo, nomeadamente por Humberto Figueiredo e agora por Johnny Azevedo na presidência da Confraria de Manaus, mas também do importante e decisivo contributo de Eliete Farias dos Santos na criação do Rancho Folclórico do Amazonas, que promove a música portuguesa naquela região.
A terminar, a autarca de Viseu saudou o ilustre visitante e destacou o trabalho que a comunidade portuguesa e lusodescendente têm feito, não só na sua integração na vida local, mas também nos aspetos de promoção e divulgação da cultura portuguesa naquelas paragens.
Conceição Azevedo realçou, também, o importante trabalho que a Confraria de Saberes e Sabores da Beirã ‘Grão Vasco’ tem vindo a levar a cabo ao longo dos anos, não só na divulgação da cultura beirã, mas também na extensão na mesma às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.
O presidente da Confraria dos Saberes e Sabores Luso Amazónicos ‘Grão Vasco’ de Manaus foi também recebido na Freguesia de Viseu pelo presidente Diamantino Santos e seus colaboradores.
Recorde-se que a Confraria dos Saberes Luso Amazónicos ‘Grão Vasco’ foi fundada 9 de Março de 2017 e tem algumas centenas de Confrades. Teve origem num contacto de António Humberto Matos de Figueiredo, natural de Moimenta da Beira e há muito radicado em Manaus, e Eliete Farias dos Santos, uma descendente de portugueses, com a Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, de que ambos são confrades titulares. Johnny Yuma Azevedo é um dos fundadores e sucedeu a Humberto Figueiredo na presidência da Confraria, após este ter sido nomeado Cônsul Honorário de Portugal na capital da Amazónia.