O presidente da Associação Les Amis do Jumelage, de Marly le Roi, Patrick Gautier, esteve de visita a Portugal e passou por Viseu. A visita de cortesia foi aproveitada para a celebração de um protocolo de representação mútua entre aquela associação francesa e a Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’.
Na ocasião, a Confraria Grão Vasco atribuiu o Título de Confrade a Patrick Gautier, um amigo de longa data, mas também algumas publicações da Confraria, como o livro “Sete Olhares sobre Viseu” e o “Viseu à prova”, cuja apresentação era para ter acontecido em Abril, mas que deverá ocorrer brevemente.
O ilustre visitante foi recebido pelo presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, que, na ocasião, contou um pouco da história de Viseu, mas também os projetos presentes para o concelho de Viseu. O autarca salientou a ligação entre Viseu e Marly le Roi, através da geminação entre as duas cidades, que aconteceu a 8 de Setembro de 1996.
Por sua vez o presidente da associação francesa teve palavras de elogio para com Viseu e as suas gentes, que “sabem bem receber”, para além “da excelente gastronomia”, tendo lançado o repto para a visita, no próximo ano, de uma delegação de Viseu a Marly le Roi.
Seguiu-se um repasto num restaurante da cidade, regado com vinho do Dão, que Patrick Guatier levou como recordação, numa oferta da empresa Amora Brava, com o afamado e premiado Índio Rei Reserva de 2015.
A visita à região, terminou com uma passagem pela Casa de Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, onde foram recebidos pelo vice-presidente da Fundação Aristides de Sousa Mendes, Luís Fidalgo.
Recorde-se que Marly le Roi é uma cidade situada nos arredores de Paris, onde há uma “forte presença portuguesa” oriunda das regiões de Viseu e de Braga.