A Casa da Beira Alta, situada no Porto, visitou a cidade de Viseu. A comitiva foi recebida na Câmara de Viseu pelo presidente Fernando Ruas, a que se seguiu um almoço no Restaurante Santa Luzia e a visita ao Museu Nacional Grão Vasco e à sede da Freguesia de Viseu. A visita terminou na Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, com quem a Casa da Beira Alta tem um protocolo de colaboração.
Na receção à comitiva, o presidente da Câmara de Viseu salientou o papel daquela associação na divulgação e promoção da cultura beirã na cidade Invicta. Fernando Ruas enalteceu o facto de pessoas que partiram das suas terras para a cidade do Porto, por diferentes razões, se manterem fiéis às suas origens beirãs.
Depois da visita pela cidade, e já na sede da Confraria Grão Vasco, o presidente da Casa da Beira Alta, Afonso Costa, afirmou que a instituição que dirige “tem participado ativamente na vida cultural na cidade do Porto, defendendo sempre os valores e interesses da Beira Alta, bem como a sua rica história e as suas gentes ilustres”.
Por sua vez José Ernesto Silva, Almoxarife da Confraria Grão Vasco, salientou o papel da Casa da Beira Alta na manutenção e defesa dos saberes e sabores da Beira Alta no norte do país, desafiando os dirigentes e ilustres visitantes a organizarem uma Entronização da Confraria na cidade do Porto. Na ocasião, o Almoxarifado entregou o título de Confrade Titular à Casa da Beira Alta e um copo de estanho.
Numa ação de reciprocidade, a Confraria Grão Vasco estará presente na cidade do Porto, numa ação da Casa da Beira Alta, no próximo dia 10 de dezembro.