Nasceu a Confraria dos Saberes e Sabores Luso Amazónicos ‘Grão Vasco’ em Manaus

Nasceu a Confraria dos Saberes e Sabores Luso Amazónicos ‘Grão Vasco’ em Manaus

Nasceu a Confraria dos Saberes e Sabores Luso Amazónicos ‘Grão Vasco’ em Manaus

Apadrinhada pela Confraria Saberes e Sabores da Beira

Nasceu a Confraria dos Saberes e Sabores Luso Amazónicos ‘Grão Vasco’ em Manaus

Já nasceu a Confraria dos Saberes e Sabores Luso Amazónicos ‘Grão Vasco’, em Manaus, no Brasil. O acto de constituição foi formalizado por cerca de duas dezenas de membros fundadores, no passado dia 9 de Março. A nova confraria nasceu no seio da comunidade portuguesa de Manaus, apadrinhada pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, estando para breve a realização do I Capítulo de Entronização.

António Humberto Matos de Figueiredo, natural de Moimenta da Beira, e Eliete Farias dos Santos, uma descendente de portugueses, são confrades titulares da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ e foram os mentores da nova colectividade, que terá a sua sede no Luso Sporting Clube, na cidade de Manaus.

De salientar que António Humberto Matos de Figueiredo está já há alguns anos radicado em Manaus, é um conhecido empresário nesta cidade e um ‘activista’ na defesa das suas origens. Tem desempenhado várias funções em colectividades ligadas à comunidade portuguesa, pertencendo actualmente aos órgãos directivos do Luso Sporting Clube, do qual já foi presidente.

O Almoxarife da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, José Ernesto Silva, já elogiou o “excelente trabalho” desenvolvido por aqueles dois confrades, em Manaus, na constituição da nova colectividade que se compromete a defender, promover e divulgar da cultura e gastronomia portuguesa em terras da Amazónia.

Recorde-se que Luso Sporting Clube foi fundado a 1 de Maio de 1912 por um grupo de comerciantes portugueses interessados na prática do futebol, tornando-se num clube da colónia portuguesa em Manaus, sendo hoje é um dos mais conhecidos clubes sociais daquela cidade.

De destacar a importância que as comunidades portuguesas na diáspora, nomeadamente pessoas oriundas da nossa região, dão à cultura e tradições portuguesas, reflectida no facto da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ já ter sido, por diversas vezes, contactada por pessoas e colectividades de outras regiões do Globo para a constituição de novas Confrarias, que promovam e divulguem as tradições, usos e costumes, bem como a nossa gastronomia beirã.

A Confraria Grão Vasco está hoje representada no Brasil na Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro, com a Confraria de Saberes e Sabores de Portugal, em Zurique, e a Confraria de Saberes e Sabores de Portugal na Suíça Francófona, em Genebra, bem como representações nos quatro cantos do mundo com confrades titulares.