A Comissão Instaladora da futura Confraria de Saberes e Sabores de Portugal na Suíça Francófona, deu corpo a uma reunião magna, que se realizou no passado dia 14 de Janeiro de 2017, na Casa do Académico de Viseu em Genebra, com a comunidade portuguesa desta área consular da Suíça. Para este encontro também estiveram presentes alguns convidados para apoiar no processo e apadrinhar este projeto, nomeadamente, o prof José Ernesto Silva, responsável da Confraria dos Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, o Dr. José Governo, membro da confraria viseense e também uma pessoa com enorme experiência no movimento associativo da Diáspora, o deputado Carlos Goncalves, o Dr. Miguel Calheiros Velozo, Cônsul Geral de Portugal em Genève e a Dra Ester Vargas, Conselheira Social na Embaixada de Portugal na Suíça.
Não podendo deixar de referir que se trata de um projeto e iniciativa que está a ser liderado pelo Luís Chaves, um ilustre viseense a residir em Sierre, que muito tem dinamizado o movimento associativo, estando igualmente com ele outros viseenses ou com ligações ás beiras, como o Nuno Simões, o Luís Mata, entre outros.
Estamos certos que este será o início de um ambicioso projeto para levar mais longe a imagem de Portugal, um Portugal moderno, competitivo, atrativo, mas também carregado de história, divulgando a sua cultura, os seus saberes, a sua língua, a sua gastronomia, os seus sabores e a capacidade empreendedora e lutadora da nossa comunidade, que acima de tudo ama Portugal.
Pretende ser uma confraria aglutinadora de experiências, saberes e vontades, por forma a transformar em desafios, dinâmicas e projetos, em nome de Portugal, da sua cultura, dos seus saberes e sabores, constituindo-se assim um parceiro na promoção de Portugal no mundo.
Em Junho de 2015 foi também já criada uma confraria noutra região da Suíça, “Confraria dos Saberes e Sabores de Portugal em Zurique”, liderada pelo Jorge Rodrigues, um amigo e conterrâneo viseense.